Companhia de Água e Esgotos da Paraíba-PB

Inscrição até

12/07/2024

Data da prova

01/09/2024

Local da prova

Paraíba

Banca

CEBRASPE

Cargo

Assistente Social

Vagas

3

Salário

R$ 4.275,20

Curso indicado

Curso Avançado de Serviço Social para Concursos

Descrição do edital

Saiu o edital para o Concurso da CAGEPA-PB. O certame é organizado pela banca CEBRASPE e dispõe de 3 vagas para o cargo de Assistente Social.

A remuneração inicial do cargo é de R$ 4.275,20 para a jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Os interessados em participar da seleção poderão se inscrever entre às 10h do dia 13 de junho até às 18h do dia 12 de julho de 2024 através do site da banca. A taxa de candidatura custa  R$ 107,10.

Estão previstas no edital atribuições como: 

Planejar e administrar as Políticas Sociais da Empresa, incentivando a participação do empregado na gestão social; participar na elaboração de diretrizes que norteiam a exe cução dos serviços sociais, atendendo às reais necessidades dos empregados; mobilizar os empregados por meio de organização de grupos, visando identifi car necessidades, analisar condições e apresentar e apresentar soluções para os problemas levantados dentro da Empresa; conscientizar o empregado dos seus direitos como empregado e cidadão, para incentivar o desenvolvimento de suas potencialidades no campo profi ssional e das relações sociais; realizar entrevistas para análise das situações que o empregado enfrenta no cotidiano, visando torna-lo capaz de tomar decisões; encaminhar o empregado às instituições prestadoras de serviços, orientando-o nos direitos aos benefícios para assegurar a assistência necessária; realizar programas interdisciplinares para incentivar a mobilidade social e o desenvolvimento global da empresa; realizar pesquisas com a população, visando conhecer a imagem da empresa e as possibilidades de acesso aos serviços por ela prestados; sugerir e colaborar na implantação de programas de saneamento básico, junto à população de baixa renda, para viabilizar o seu acesso aos serviços prestados pela Empresa (água e esgoto); contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade, por meio da elaboração de programas de capacitação de pessoal; informar e executar programas da Empresa para as instituições sociais e movimentos populares, visando obter uma maior integração entre empresa e comunidade; colaborar com todos os programas e projetos que envolvam ações de sua competência; participar da política de formação de desenvolvimento de pessoal da empresa visando, por meio de pla nos e programas, prover a CAGEPA de pessoal capacitado; executar outras tarefas da mesma natureza e grau de complexidade.

Sobre a Prova

De acordo com o edital, o concurso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba-PB será constituído de algumas importantes etapas, sendo elas: provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos.


Prova Objetiva

Para o cargo de Assistente Social, a Prova Objetiva será composta por 70 questões do tipo múltipla escolha, sendo uma única resposta correta. Constituída de provas objetivas de Conhecimentos gerais, com 30 questões, e de Conhecimentos Específicos, com 40 questões. 

As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Haverá, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.

Prova Discursiva 

A prova discursiva valerá 20,00 pontos e consistirá na resposta a duas questões discursivas, em até 15 linhas cada, no valor de 10,00 pontos cada, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos do cargo.

Conteúdo Cobrado

Língua Portuguesa


1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

Informática

1 Conceito de Internet e intranet. 2 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/intranet. 2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa, de redes sociais e ferramentas colaborativas. 2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 3 Identificação e manipulação de arquivos. 4 Backup de arquivos. 5 Conceitos básicos de hardware (placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento (HDs). 6 Periféricos de computadores. 7 Noções básicas de editores de texto e planilhas eletrônicas inclusive na modalidade em nuvem. 8 Segurança na internet: vírus de computadores; spyware; malware; phishing. 9 Transferência de arquivos pela Internet. 10 Computação em nuvem. 11 Ferramentas de Comunicações e reuniões On-line: Microsoft Teams, Google Meet, Zoom, Skype, Google Hangout.

Noções de Direito Constitucional

1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo. 3 Direitos humanos na Constituição Federal. 4 Declaração Universal dos Direitos Humanos. 5 Convenção Americana sobre Direitos Humanos.

Noções de  Direito Administrativo

1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 1.2 Administração direta e indireta. 1.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 2 Ato administrativo. 2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3 Agentes públicos. 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Disposições constitucionais aplicáveis. 3.2 Disposições doutrinárias. 3.2.1 Conceito. 3.2.2 Espécies. 3.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos. 4.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 4.2 Uso e abuso do poder. 5 Licitação. 5.1 Princípios. 5.2 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. 5.3 Modalidades. 5.4 Tipos. 5.5 Procedimento. 6 Controle da administração pública. 6.1 Controle exercido pela administração pública. 6.2 Controle judicial. 6.3 Controle legislativo. 7 Responsabilidade civil do Estado. 7.1 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. 7.1.1 Responsabilidade por ato comissivo do Estado. 7.1.2 Responsabilidade por omissão do Estado. 7.2 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. 7.3 Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado.

Matemática e Raciocínio Lógico: 

1 Conjuntos numéricos: números inteiros, racionais e reais. 2 Sistema legal de medidas. 3 Razões e proporções. 3.1 Divisão proporcional. 3.2 Regras de três simples e compostas. 3.3 Porcentagens. 4 Equações e inequações de 1º e de 2º graus. 5 Sistemas lineares. 6 Funções e gráficos. 7 Princípios de contagem. 8 Progressões aritméticas e geométricas. 9 Compreensão de estruturas lógicas. 10 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 11 Lógica sentencial (ou proposicional). 11.1 Proposições simples e compostas. 11.2 Tabelas-verdade. 11.3 Equivalências. 11.4 Leis de Morgan. 11.5 Diagramas lógicos. 12 Lógica de primeira ordem. 13 Princípios de contagem e probabilidade. 14 Operações com conjuntos. 15 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Legislação: 

1 Lei nº 11.445/2007 e suas alterações (Marco Regulatório do setor de saneamento) e Lei nº 14.026/2020 (Atualização do Marco Legal do Saneamento). 2 Constituição do Estado da Paraíba. 3 Lei Complementar Estadual nº 58/2003 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado da Paraíba). 4 Lei nº 13.303/2016 (Estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. 5 Lei Complementar nº 168/2021 (Microrregiões de água e esgotos da Paraíba). 6 Resolução ARPB 001/2012. 7 Resolução ARPB 002/2010.


Noções básicas de Legislação Previdenciária: 

1 Lei nº 8.212/1991 e alterações posteriores. 2 Lei nº 8.213/1991 e alterações posteriores. 3 Decreto n° 3048/1999 e alterações posteriores.

Conhecimento Específico do Cargo

1 Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social. 1.1 Institucionalização do serviço social ao movimento de reconceituação na América Latina, em particular no Brasil. 1.2 Análise crítica das influências teórico-metodológicas e as formas de intervenção construídas pela profissão em seus distintos contextos históricos. 1.3 Redimensionamento da profissão ante as transformações societárias. 2 O projeto ético-político do serviço social. 2.1 Construção e desafios. 3 Fundamentos éticos, ética profissional. 4 A dimensão investigativa, processos de planejamento e de intervenção profissional. 4.1 Formulação de projeto de intervenção profissional. 4.1.1 Aspectos teóricos e metodológicos. 4.2 Fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social. 4.3 O planejamento como processo técnico-político. 4.3.1 Concepção, operacionalização e avaliação de planos, programas e projetos. 4.4 Assessoria, consultoria e supervisão em serviço social. 5 A dimensão técnico-operativa do serviço social. 5.1 Concepções e debates sobre instrumentos e técnicas. 5.2 Entrevista, visita domiciliar, visita institucional, reunião, mobilização social, trabalho em rede, ação socioeducativa com indivíduos, grupos e família, abordagens individual e coletiva. 5.3 Estudo social, perícia social, relatório social, laudo social, parecer social. 5.4 Atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar. 6 Políticas e programas sociais dirigidas aos segmentos. 6.1 Crianças, adolescentes, jovens, idosos, mulheres, homens, afrodescendentes, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas com transtorno mental, pessoas vítimas de violência, moradores de rua, usuários de álcool e outras drogas, portadores de HIV, e respectivas legislações. 7 Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente. 7.1 Concepções e modalidades de família, estratégias de atendimento e acompanhamento. 7.2 Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)). 7.3 Defesa de direitos da criança e do adolescente. 7.4 O papel dos conselhos, dos centros de defesa e das delegacias. 7.5 Adoção e guarda. 7.6 Violência contra crianças e adolescentes. 7.7 Prostituição infanto-juvenil; exploração sexual no trabalho e no tráfi co de drogas; turismo sexual. 7.8 Extermínio, sequestro e tráfi co de crianças. 7.9 Meninos e meninas de rua. 7.10 Trabalho infanto-juvenil. 8 Legislação social. 8.1 Constituição Federativa do Brasil e leis da seguridade social. 8.1.1 Lei nº 8.212/1991 e suas alterações (Lei Orgânica da Seguridade Social); Lei nº 8.080/1990 e suas alterações (Lei Orgânica da Saúde); Lei nº 8.213/1991 e suas alterações (Planos de benefícios da Previdência Social e dá outras providências); Lei nº 8.742/1993 e suas alterações (Lei Orgânica da Assistência Social) e suas alterações. 8.2 Legislação social para áreas/segmentos específicos. 8.2.1 Lei n° 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB); Lei nº 10.741/2003 e suas alterações (Estatuto da pessoa Idosa); Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha); Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH); Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE); Siste ma Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD). 8.2.2 Normativas internacionais. 8.2.2.1 Declaração de Beijing, Princípios Orientadores das Nações Unidas para a prevenção da Delinquência Juvenil (Princípios Orientadores de Riad), Normas Mínimas para a Proteção de Adolescentes Privados de Liberdade, Regras Mínimas para a Administração da Justiça da Infância e da Juventude. 9 Legislação profissional. 9.1 Lei nº 8.662/1993 e suas alterações (Lei de regulamentação da profi ssão de assistente social). 9.2 Resolução CFESS nº 273/1993 e suas alterações (Código de Ética Profi ssional do Assistente Social). 9.3 Resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). 10 Lei nº 11.340/2006. 11 Lei nº 13.431/2017 (Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência). 12 Decreto nº 9.603/2018 que regulamenta a Lei nº 13.431/2017. 13 Lei nº 13.146/2015 e suas alterações (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).

Comportamento organizacional, bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho:

1 Programas de bem-estar, saúde e qualidade de vida do trabalhador. 2 Dinâmica das organizações: a organização como um sistema social, cultura organizacional, motivação e liderança, comunicação, processo decisório, descentralização e delegação. 3 Comunicação interpessoal. 4 A Organização, o processo e as aplicações da pesquisa no contexto das organizações. 5 Estratégias de ação do Serviço Social e os instrumentos de intervenção do Assistente social voltado para organizações empresariais. 6 Condicionantes, conhecimentos, habilidades e exigências para o trabalho do Serviço Social em empresas. 7 A Instituição e o Serviço social: a prática profissional do Assistente Social na empresa: possibilidades e limites. 8 Atuação do Assistente Social em programas de prevenção e tratamento junto a usuários de álcool, tabaco e outras drogas no âmbito da empresa. 9 Pesquisa em Serviço Social: Instrumentos e técnicas de pesquisa e investigação em Serviço Social.

 Concurso da CAGEPA-PB materiais indicados:

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E mais! Você terá um bônus de 20 aulas de língua portuguesa. 

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Outro material importante para a sua trajetória de estudos é o livro Serviço Social para Concursos: 700 questões comentadas da banca CEBRASPE.

Resumo do Concurso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba-PB: 

Situação atualEdital publicado
Banca organizadoraCEBRASPE
Número de vagas3
RemuneraçãoR$ 4.275,20
Inscrições13.06 a 12.07
Taxa de inscriçãoR$ 107,10
Data da prova objetiva01/09/2024

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Wallyson Bertoldo

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  • Aprovado em 3 concurso para o IFPB como professor substituto  
  • 12 anos trabalhando com concurseiros ensinando raciocínio lógico e matemático

Janayna Madruga

  • Enfermeira com 12 anos de experiência
  • Pós-graduada em Saúde da Família e Unidade de Terapia Intensiva. 
  • Professora de preparatórios para concurso com 11 anos de atuação na área
  • Ex-coordenadora de Saúde da Fundação da Criança e Adolescente-FUNDAC-PB Coordenadora acadêmica da Faculdade UNINEVES, 
  • Enfermeira de educação continuada do Hospital Nossa Senhora das Neves
  • Enfermeira do Hospital de Pediatria Helena Moura

Giuliana Rocha

  • Assistente Social da Ebserh, atuando junto a crianças, adolescentes e na oncologia pediátrica no HUAC/UFCG/Ebserh.
  • Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Aprovações em diversos concursos e seleções, incluindo a Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB/Ebserh), concursos de prefeituras municipais como Capim/PB, São Miguel de Itaipu/PB e Macaíba/RN, além da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) – Quadro Saúde – Assistente Social, entre outras.
  • Atualmente, preceptora e tutora na Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Ebserh).

Bruno Lira

  • Advogado (desde 2016);

    • Pós-graduado em Direito Administrativo (UCAM-RJ/2018);
    • Pós-graduado em Licitações Públicas à Luz da Lei 14.133/21 (Unypublica/2022);
    • Professor das disciplinas de Direito Administrativo e Legislação Específica para concursos públicos e OAB (desde 2017);
    • Professor de Direito em cursos de graduação e pós-graduação (desde 2019);
    • Professor em cursos de formação, capacitação e atualização profissional (desde 2016);
    • Professor do Serviço Social para Concursos desde 2019;
    • Servidor público estadual (desde 2013), com lotação na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da PB;
    • Ex-Empregado Público Federal nos Correios (entre 2014 e 2016).

Shellen Galdino

  • Assistente Social com 10 anos de experiência
  • Mestra em Serviço Social pela UFPB.
  • Doutora em Serviço Social pela PUC/SP com expertise em fundamentos e prática no serviço social.
  • Anteriormente atuou como concursada na Saúde e no iBGE.
  • Especialista em Perícia Social e Avaliação Técnica e em Transformação Digital e Liderança. 
  • 8 anos de experiência com concursos públicos e materiais didáticos
  • Coordena a criação de conteúdos e produtos pedagógicos do Serviço Social para Concursos.