CRESS - AM

Inscrição até

05/02/2024

Data da prova

24/03/2024

Local da prova

Amazonas

Banca

Instituto Quadrix

Cargo

Assistente Social

Vagas

1 + 34 CR

Salário

R$4.091,65 + benefícios

Curso indicado

Curso Avançado de Serviço Social para Concursos

Descrição do edital

Ótima oportunidade, concurseiro! Foi publicado o edital do Concurso CRESS – AM! O certame está ofertando 1 vaga imediata, mais 34 vagas para formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Fiscal.

 

A remuneração inicial do cargo é de R$ 4.091,65 + benefícios para a jornada de trabalho de 30 horas semanais. Dos benefícios, Vale Alimentação, no valor de R$ 470,00 por mês; Auxílio Saúde, no valor de 303,00 por mês; Auxílio-creche no valor de R$ 500,00 para filhos de 5 (cinco) meses de idade até 6 (seis) anos e 11 Meses; Plano de Cargos e Salários e Vale-transporte. 

 

Os interessados em participar da seleção poderão se inscrever entre os dias 02/01/2024 a 05/02/2024, através do site da banca. A taxa de candidatura custa R$ 85,00.

 

Estão previstas no edital atribuições como: 

Executar a Política Nacional de Fiscalização do conjunto CFESS / CRESS; Assessorar a Direção e Conselho Pleno em assuntos relacionados ao exercício da profissão; Assistir a Direção nas pautas dos veículos de informação da  entidade  e  avaliar  o  seu  conteúdo; Fiscalizar  e  inspecionar  as  atividades  de  Serviço  Social  na  área  de  jurisdição  determinada  pelo Conselho; Propor e realizar atividades preventivas de orientação e discussão de questões referentes ao exercício profissional do assistente social,  junto  aos  profissionais  e instituições;  Elaborar  o  plano  anual  de  ação  da  Comissão  de  Orientação  e  Fiscalização – COFI;  Prestar esclarecimentos a qualquer interessado sobre a formalização e encaminhamento de denúncias éticas, desagravo público, exercício ilegal e  situações  irregulares;  Receber  denúncias  e  tomar  as  medidas  e  providências  necessárias  para  sua  apuração  e  elaborar  parecer conclusivo a respeito da mesma; Realizar visitas de averiguação de irregularidades em instituições públicas e privadas, prestadores de serviços específicos relativos ao Serviço Social ou naquelas que possuam em seus quadros, pessoas exercendo ilegalmente as atribuições privativas do profissional Assistente Social; Lavrar autos de infração ao constatar situações que transgridam ou não observem as normas em vigor que regulem o exercício profissional; Verificar as condições físicas, técnicas e éticas das atividades de Serviço Social e confirmar se  estão  sob  a  responsabilidade  de  profissionais  Assistentes  Sociais  regularmente  inscritos  no  Conselho;  Interpretar  e  esclarecer  à população  e  empregadores,  públicos  e  privados,  os  instrumentos  legais  da  profissão, competências  e  atribuições  do  profissional Assistente Social; Realizar o lacre de material técnico no caso da inexistência de profissional habilitado para substituição de Assistente Social  demitido,  exonerado  ou  afastado  por  qualquer  motivo;  Lavrar  o  termo  de  fiscalização,  solicitar  a  leitura  e  aposição  de  visto  de conhecimento do entrevistado e deixar uma cópia na instituição; Propor nas reuniões da Comissão de Orientação e Fiscalização-COFI, a adoção  de  medidas  cabíveis  e  a  notificação  para  pessoas  físicas  e  jurídicas,  após  análise  das  averiguações  confirmadas  nas  visitas; Providenciar o encaminhamento das denúncias ao Conselho Federal e Regional, Ministério Público e outros órgãos pertinentes através da emissão de ofícios; Receber e analisar a documentação e objeto de  contrato social para inscrição de Pessoas Jurídicas; Organizar e manter atualizado arquivo de pastas de processos e de visitas de fiscalização realizadas; Participar de reuniões com a Assessoria Jurídica do  Conselho  para  análises  e  recomendações  pertinentes;  Informar  à  população  quanto  as  atividades  do  assistente  social,  suas competências e atribuições, bem como os direitos dos usuários em relação ao Serviço Social; Propor a Diretoria e/ou Conselho Pleno do CRESS representar, perante a autoridade policial ou judiciária, a ocorrência de exercício ilegal da profissão, desde que sejam suficientes os elementos de prova disponíveis, necessários à configuração, evidência e comprovação da  prática contravencional; Notificar extra – judicialmente:  a)  instituições  que  tenham  por  objeto  a  prestação  de  serviços  em  assessoria,  consultoria,  planejamento,  capacitação  e outros  da  mesma  natureza  em  Serviço  Social,  a  procederem  o  registro  de  pessoa  jurídica  perante  o  CRESS  sob  pena  da  ação  judicial competente; b) instituições que tenham por objeto os serviços em assessora, consultoria, planejamento, capacitação e outros da mesma natureza em Serviço Social a regularizarem situações de inadequação física, técnica ou ética, constatadas pela visita de fiscalização, ou por outro meio, ou a fornecerem documentos atinentes ao Serviço Social; c) o assistente social que recusar-se, sem justa causa, a prestar informações ou se negar a prestar colaboração no âmbito profissional aos Conselheiros e agentes fiscais, ou que deixar de mencionar o respectivo número de inscrição no CRESS, juntamente com sua assinatura ou rubrica aposta em qualquer documento que diga respeito as atividades do assistente social; d)o órgão ou estabelecimento público, autárquico, de economia mista ou particular que realiza atos ou preste  serviços  específicos  ou  relativos  ao  Serviço  Social  ou  tenha  a  denominação  de  Serviço  Social  e  que  não  empregue o  assistente social para o desempenho de suas atividades; Oferecer denúncia “ex-ofício” à Comissão Permanente de Ética do CRESS relatando fatos que possam ser caracterizados, em tese, como violadores do Código de Ética Profissional do Assistente Social, de que teve conhecimento por meio de visitas de fiscalização, imprensa, declarações e outros; Realizar visitas de rotinas ou de averiguação de irregularidades em órgãos  ou  estabelecimentos  público,  autárquico,  de  economia  mista  ou  particular  que  possuam  assistentes  sociais  em  exercício  ou pessoas exercendo ilegalmente a atividade do assistente social; Elaborar e emitir relatórios de atendimento e orientação e de visitas de fiscalização,  bem  como  pareceres  parciais  e/ou  conclusivos  do  Conselho,  Regional  e/ou  Federal,  e  das  Comissões  sobre  questões  que versem  sobre  o  exercício  da  profissão  de  assistente  social;  Orientar  as  instituições  e  profissionais  Assistentes  Sociais  quanto  aos procedimentos necessários para regularização de referentes ao Serviço Social; Realizar visitas em faculdades e promover seminários e encontros para alunos, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre estágios e expor sobre a atuação do profissional em Serviço Social; Participar  e  atuar  como  membro  integrante,  de  todas  as  reuniões  e  atividades  pertinentes  à  Comissão  de  Orientação  e  Fiscalização – COFI; Realizar levantamentos, mapeamentos e compilações sobre demandas atendidas pela área de Fiscalização, para subsidiar a atuação da Direção e das Comissões Temáticas; Efetuar a seleção, orientação e supervisão de estagiários de Serviço Social; Fiscalizar os concursos públicos  para  o  cargo  de  Assistente  Social  e  intervir  diante  de  possíveis  irregularidades;  Elaborar  procedimentos  e  material  de  apoio necessários às atividades da fiscalização em conformidade com os encaminhamentos da Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI; Efetuar consultas no sistema para busca e análise de informações cadastrais e/ou demandas específicas; Atuar na organização e no apoio operacional de eventos e/ou cursos promovidos pelo Conselho; Participar de eventos próprios e/ou externos ao CRESS (palestras, feiras, seminários, congressos); Participar de programas de  capacitação e desenvolvimento profissional promovidos pelo Conselho;  Efetuar a leitura e triagem de correspondência eletrônica, atender as solicitações e/ou encaminhar às áreas envolvidas; Elaborar e emitir ofícios, cartas, informes, demonstrativos e comunicados  em geral; Participar de reuniões da COFI, do Conselho Pleno, diretoria e assembleias para discussão de assuntos gerais e/ou casos específicos e atualização de procedimentos e técnicas e efetivar o encaminhamento  das deliberações; Participar dos encontros promovidos pelo conjunto CFESS / CRESS; Manter a Direção do Conselho informada sobre qualquer problema que possa comprometer o desempenho ou a qualidade dos serviços prestados; Atendimento via telefone e/ou pessoalmente para  orientações  a  respeito  do  exercício  profissional;  Coletar,  sistematizar  e  analisar  dados  de  natureza  técnica  e  relacionados  à fiscalização do exercício profissional com vistas a orientação do exercício profissional e subsidiar o planejamento e ações do Conselho; Qualificação da diretoria, inclusive das Seccionais, empregados e assessorias do Conselho quanto à Política Nacional de Fiscalização e aos artigos 4º e 5º da Lei nº 8.662/93; Contribuição em atividades de qualificação da categoria e do corpo de empregados sobre o papel do CRESS;  Atualização  de  dados  cadastrais  em  todos  os  procedimentos  que  impliquem  contato  com  profissionais,  inclusive  em  todas as visitas efetuadas; Controlar e manter o arquivo de documentos, correspondências e serviços de malote da área;  Efetuar atendimento telefônico, interno e externo, prestar informações e atender as solicitações; Efetuar a leitura e triagem de correspondência eletrônica, atender as solicitações e/ou encaminhar às áreas envolvidas; Efetuar a transmissão ou recepção de documentos através de aparelhos de fax; Operar máquinas copiadoras; Atuar na organização e no apoio operacional de eventos e/ou cursos promovidos pelo Conselho; Atuar na “força-tarefa” de alguma atividade que demande um trabalho caracterizado como urgente e colaborar para que a finalização atinja os resultados  nos  prazos  determinados;  Participar  de  reuniões  da  área  e/ou  do  Conselho  para  discussão  de  assuntos  gerais  e/ou  casos específicos  e  atualização  de  procedimentos  e  técnicas;  Manter  o  superior  imediato  informado  sobre  qualquer  problema  que  possa comprometer o desempenho ou a qualidade dos serviços prestados; Prestar atendimento à Diretoria e demais áreas da Sede, Seccionais, profissionais Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social; Organizar e preparar as informações para emissão do relatório anual de atividades do setor; Participar de programas de capacitação e desenvolvimento profissional promovidos pelo Conselho; Receber, analisar e  viabilizar  sugestões  dos  usuários;  Realizar  estatísticas  mensais  e  anuais;  Preparar  e  emitir  ofícios,  cartas,  informes,  demonstrativos, comunicados  em  geral  e  relatórios  periódicos  das  ações  e  demandas  da  área;  Observar  resoluções  do  CFESS,  pareceres  jurídicos e deliberações do encontro Nacional CFESS / CRESS no acompanhamento de reuniões do Conjunto CFESS/CRESS, seus espaços de atuação e  de  ações  desenvolvidas  em  aliança  com  outros  sujeitos  sociais,  sempre  que  solicitado;  Contribuição  no  processo  de  divulgação  de informações a alunos de Serviço Social de diversas faculdades do Estado; Outras tarefas, quando solicitadas.

 

Sobre a Prova

E as provas? Elas serão realizadas na data prevista de 24 de março de 2024. Seu sonho é trabalhar no CRESS – AM? Essa é a oportunidade que você esperava! Aproveite!

De acordo com o edital, o concurso do CRESS – AM será constituído de algumas importantes etapas, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos.

 

Prova Objetiva

Para o cargo de Assistente Social, a Prova Objetiva será composta por 120 questões do tipo CERTO ou ERRADO, todas com o valor de 1,0 (um) ponto.

Constituída de questões objetivas de Conhecimentos básicos, com 40 questões, Conhecimentos complementares, com 30 questões, e de Conhecimentos Específicos, com 50 questões. 

 

Prova Discursiva

A Prova Discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá na elaboração de texto dissertativo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas. 

As disciplinas cobradas para o cargo de Assistente Social serão as seguintes:

Conhecimentos básicos e complementares Conhecimentos específicos
  • Língua Portuguesa 
  • Informática
  • Legislação e Ética na administração pública
  • Raciocínio Lógico e Matemática
  • Atualidades
  • Conhecimento Específico do cargo

 

Conteúdo Cobrado

 

Conhecimentos básicos

Língua Portuguesa
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e  repetição,  de  conectores  e  de  outros  elementos  de  sequenciação  textual.  4.2  Emprego  de  tempos  e  modos  verbais.  5  Domínio  da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Figuras de linguagem.

Informática
1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática:  tipos  de  computadores,  conceitos  de  hardware  e  de  software,  instalação  de  periféricos.  2  Edição  de  textos,  planilhas  e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de  segurança.  10  Noções  de  vírus,  Worms  e  pragas  virtuais.  11  Aplicativos  para  segurança  (antivírus,  firewall,  antispyware  etc.).  12 Procedimentos de backup. Uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Raciocínio Lógico e Matemática
1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e  radiciação).  2  Princípios  de  contagem  e  probabilidade.  3  Arranjos  e  permutações.  4  Combinações.  5  Conjuntos  numéricos  (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente  proporcionais,  porcentagem,  regras  de  três  simples  e  compostas).  7  Equações  e  inequações.  8  Sistemas  de  medidas. 9 Volumes.  10  Compreensão  de  estruturas  lógicas.  11  Lógica  de  argumentação  (analogias,  inferências,  deduções  e  conclusões).  12 Diagramas lógicos.

 

Conhecimentos Complementares

Legislação e Ética na administração pública
1 Ética e função pública. 2 Ética no Setor Público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações.  4  Lei  nº  9.784/1999  e  suas  alterações  (processo  administrativo).  5  Acesso  à  informação:  Lei  nº  12.527/2011  e  Decreto  nº 7.724/2012. 6 Decreto nº 9.830/2019. 7 Lei nº 13.709/2018 (LGPD). 

Atualidades

1 Política Nacional e Internacional: 1.1 Eventos políticos recentes no Brasil e no mundo. 1.2 Relações internacionais, tratados,  acordos,  conflitos,  etc. 2  Economia:  2.1  Eventos  econômicos  relevantes. 3  Sociedade  e  Cultura:  3.1  Questões  sociais,  como saúde, educação, segurança, meio ambiente. 3.2 Tendências culturais e sociais. 3.3 Avanços científicos e tecnológicos. 4 Meio Ambiente: 4.1 Mudanças climáticas e sustentabilidade. 4.2 Eventos ambientais significativos. 4.3 Questões relacionadas à conservação e preservação ambiental. 5 Tecnologia e Inovação: 5.1 Novas tecnologias e inovações. 5.2 Desenvolvimentos na área de ciência da computação, internet e inteligência artificial. 6 Relações Internacionais: 6.1 Discussões sobre questões globais.

Conhecimento Específico do Cargo
1. Lei nº 8.662/1993 (Regulamentação da Profissão). 2 Resoluções CFESS:  nº 273/1993 (Código de Ética  Profissional);  nº  443/2003  (procedimento  para  desagravo  público);  nº  489/2006  (veda  normas  e  condutas  discriminatórias ou preconceituosas  por  orientação  e  expressão  sexual);  nº  493/2006  (dispõe  sobre  as  condições  éticas  e  técnicas);  nº  512/2007  (Política Nacional de Fiscalização); nº 533/2008 (regulamenta a supervisão de estágio em Serviço Social); nº 556/2009 (lacração de material técnico e  técnico  sigiloso  do  Serviço  Social);  nº  557/2009  (dispõe  sobre  a  emissão  de  pareceres,  laudos,  opiniões  técnicas  conjuntos entre  o assistente  social  e  outros  profissionais);  nº  569/2010  (Dispõe  sobre  a  vedação da  realização  de  terapias  associadas  ao  título  e/ou  ao exercício  profissional  do  assistente  social);  nº  590/2010  (regulamenta  o  procedimento  de  aplicação  de  multas  pelos  CRESS,  por descumprimento da Lei nº 8.662/1993 e em especial por exercício da profissão de assistente social sem o registro no CRESS competente); nº 657/2013 (Código Processual Disciplinar); nº  660/2013 (Código Processual de Ética); nº  845/2018 (trata  da atuação profissional em relação  ao  processo  transexualizador); nº  1.031/2023  (Sobre  emissão  de  ART);  nº  1.054/2023  (veda  condutas  de  discriminação  e/ou preconceito  étnico-racial  no  exercício  profissional  do/a  assistente  social).  3. Política  Nacional  de  Estágio  da  ABEPSS.  4  Diretrizes Curriculares  para  o  Curso  de  Serviço  Social  da  ABEPSS.  5  As  três  dimensões  do  exercício  profissional  das/os  assistentes  sociais.  6  As requisições  indevidas  no  exercício  profissional.  7  As  atribuições  e  competências  profissionais  das/os  assistentes  sociais.  8  Autonomia relativa e trabalho profissional. 9 Condições éticas e técnicas e o trabalho das (os) assistentes sociais. 10 Emissão de opinião técnica e a produção  de  documentos.  11  Ética  e  Sigilo  Profissional.  12  A  elaboração  do  projeto  de  trabalho  profissional.  13  Com  combate  aos preconceitos no Serviço Social. 14 O perfil das (os) assistentes sociais no Brasil: Formação, Condições de Trabalho e Exercício Profissional. 15  As  bandeiras  de  lutas  do  serviço  social  brasileiro.  16  Planejamento  do  trabalho  profissional  em  serviço  social.  17  Os  desafios  da formação  profissional  em  serviço social.  18  Serviço  social  e  questão  social  e  suas  expressões  no  Brasil  contemporâneo.  19  O  debate teórico-metodológico contemporâneo. 20 Estado e políticas sociais. 21 Projeto Ético Político do Serviço Social Brasileiro. 22 Serviço Social, Direitos Humanos e diversidade humana. 23 Conservadorismo e neoconservadorismo.

 

Concurso do CRESS – AM: materiais indicados

Para esse concurso, indicamos o Curso Avançado do Serviço Social para Concursos. O Curso Avançado tem estudos direcionados para Assistentes Sociais que querem prestar concursos e possui uma abordagem de aprendizagem acelerada. O que você vai encontrar no curso:

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Resumo do Concurso do CRESS – AM: 

Situação atual: Inscrições abertas Edital publicado
Banca organizadora:  Instituto Quadrix
Número de vagas:  1 + 34 CR
Remuneração:  R$4.091,65 + benefícios
Inscrições:  até 05/02/2024
Taxa de inscrição:  R$85,00
Data da prova objetiva e discursiva:   24/03/2024

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  • Assistente Social da Ebserh, atuando junto a crianças, adolescentes e na oncologia pediátrica no HUAC/UFCG/Ebserh.
  • Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Aprovações em diversos concursos e seleções, incluindo a Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB/Ebserh), concursos de prefeituras municipais como Capim/PB, São Miguel de Itaipu/PB e Macaíba/RN, além da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) – Quadro Saúde – Assistente Social, entre outras.
  • Atualmente, preceptora e tutora na Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Ebserh).

Bruno Lira

  • Advogado (desde 2016);

    • Pós-graduado em Direito Administrativo (UCAM-RJ/2018);
    • Pós-graduado em Licitações Públicas à Luz da Lei 14.133/21 (Unypublica/2022);
    • Professor das disciplinas de Direito Administrativo e Legislação Específica para concursos públicos e OAB (desde 2017);
    • Professor de Direito em cursos de graduação e pós-graduação (desde 2019);
    • Professor em cursos de formação, capacitação e atualização profissional (desde 2016);
    • Professor do Serviço Social para Concursos desde 2019;
    • Servidor público estadual (desde 2013), com lotação na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da PB;
    • Ex-Empregado Público Federal nos Correios (entre 2014 e 2016).

Shellen Galdino

  • Assistente Social com 10 anos de experiência
  • Mestra em Serviço Social pela UFPB.
  • Doutora em Serviço Social pela PUC/SP com expertise em fundamentos e prática no serviço social.
  • Anteriormente atuou como concursada na Saúde e no iBGE.
  • Especialista em Perícia Social e Avaliação Técnica e em Transformação Digital e Liderança. 
  • 8 anos de experiência com concursos públicos e materiais didáticos
  • Coordena a criação de conteúdos e produtos pedagógicos do Serviço Social para Concursos.