Ministério Público do Estado do Acre -MPAC

Inscrição até

30/11/2023

Data da prova

17/12/2023

Local da prova

Acre

Banca

Instituto Verbena

Cargo

Analista Ministerial - Assistente Social

Vagas

02

Salário

R$ 6.058,46

Curso indicado

Curso Avançado de Serviço Social para Concursos

Descrição do edital

Saiu o edital para o Concurso do Ministério Público do Estado do Acre -MPAC. O certame é organizado pelo Instituto Verbena e dispõe de 02 vagas para o cargo de Analista Ministerial – Assistente Social. Sendo 01 vaga destinada à Ampla Concorrência e 01 vaga destinada a candidatos negros. 

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 17 de Dezembro de 2023  e serão aplicadas no período vespertino, no município de Rio Branco-AC, podendo ser realizada em cidades próximas, a depender da disponibilidade dos locais.

O valor da inscrição é R$150,00 (cento e cinquenta reais) e pode ser realizada através do site da banca. 

O concurso do Ministério Público do Estado do Acre -MPAC está com inscrições abertas até 30/11/2023. Os interessados em atuar como Assistente Social devem acessar o endereço eletrônico da Banca. A remuneração inicial do cargo é de R$ 6.058,46 (seis mi e cinquenta reais e quarenta e seis reis) para a jornada de trabalho de 6h ou 8h semanais.

Estão previstas no edital atribuições como: Atividades de natureza continuada, de planejamento, implementação, supervisão, assessoramento, monitoramento e execução de ações, projetos, programas, processos e procedimentos judiciais, de políticas públicas, de gestão e governança, de controle interno e suporte conforme área de habilitação, nas mais diversas unidades das áreas meio e finalísticas do MPAC. Exercer outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade, que lhe sejam atribuídas pela autoridade superior conforme área de habilitação.

Sobre a Prova

De acordo com o edital, o concurso será realizado em 4  etapas e abrangerá uma Prova Objetiva, uma Prova  Discursiva, Sindicância da vida pregressa e da investigação social e Exame de sanidade física e mental.


Prova Objetiva

Para o cargo de Assistente Social, a Prova Objetiva será composta por 60 (sessenta) questões, as questões da prova serão do tipo múltipla escolha com 4 (quatro) alternativas (A, B, C, D), das quais apenas uma é correta. Constituída de provas objetivas de Conhecimentos gerais, com 30 questões, e de Conhecimentos Específicos, com 30 questões. 

As disciplinas cobradas para o cargo de Assistente Social serão as seguintes:

Conhecimentos básicos Conhecimentos específicos
  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Matemática – 05 questões
  • Conhecimentos Gerais do Mundo, Brasil e Acre- 05 questões
  • Informática – 05 questões
  • Legislação e Ética – 05 questões
  • Conhecimento Específico do cargo – 30 questões

Conteúdo Cobrado

Língua Portuguesa
1. Características e funcionalidades de gêneros textuais variados. 2. Interpretação textual de gêneros textuais variados. 3. Modos de enunciação presentes no texto. 4. Gramática normativa. 5. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, comparação, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto. 6. Organização do texto e fatores de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade). 7. Progressão temática. 8. Sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal. 9. Elementos de sequenciação textual: referenciação, substituição, repetição, conectores e outros elementos. 10. Tipos de argumento. 11. Classificação gramatical. 12. Processo de formação de palavras. 13. Análise morfosssintática. 14. Fenômenos gramaticais e construção de significados na língua portuguesa. 15. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 16. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência verbal e nominal. 19. Colocação pronominal. 20. Pontuação.

Matemática
1. Conjuntos numéricos. 2. Números naturais e números inteiros: operações, relação de ordem, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e decomposição em fatores primos. 3. Números racionais e reais: operações, relação de ordem, propriedades e valor absoluto. 4. Noções de Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem, arranjos simples, permutações simples e combinações simples. 5. Noções de Estatística. 6. Apresentação de dados estatísticos: tabelas e gráficos. 7. Medidas de centralidade e medidas de dispersão. 8. Noções de Probabilidade: experimento aleatório, espaços amostrais finitos e equiprováveis e eventos aleatórios. 9. Regra de três simples e composta. 10. Noções de Matemática Financeira: razão, proporção, porcentagem, juros simples, juros compostos e descontos simples. 11. Números complexos: conceito, operações e representação geométrica. 12. Progressão aritmética e progressão geométrica: razão, termo geral e soma dos termos. 13. Conceito, representação gráfica e aplicações das funções: afim, quadrática, exponencial, logarítmica e modulares. 14. Sistemas de equações: conceito, resolução, discussão e representação geométrica. 15. Geometria plana: polígonos regulares, perímetro e áreas. 16. Geometria espacial: poliedros regulares, perímetro, áreas e volumes.

Conhecimentos Gerais do mundo, Brasil e Acre
1. Temas relevantes em evidência no Brasil e no mundo e suas conexões com o contexto histórico atual. 2. Conflitos sociais, pobreza, fome e direitos humanos. 3. Mundo do trabalho. 4. Mobilidade e migrações. 5. Emergências de saúde, surtos e epidemias. 6. Questões atuais do meio ambiente, desastres ambientais e políticas ambientais. 7. Política. 8. Economia. 9. Educação. 10. Segurança. 11. Cultura. 12. Tecnologia. 13. Energia. 14. Comunicação. 15. Relações internacionais. 16. Aspectos histórico-geográficos do Acre.

Noções de Informática
1. Família de sistemas operacionais Microsoft Windows para microcomputadores pessoais: interface gráfica do usuário e seus elementos, além da utilização da ajuda e suporte e dos atalhos de teclado. 2. Gerenciamento de arquivos e pastas, incluindo os tipos de arquivos e suas extensões e a pesquisa e localização de conteúdo. 3. Configurações e Painel de Controle, abrangendo a Solução de Problemas. 4. Procedimentos de backup e gerenciamento de impressão. 5. Instalação, desinstalação ou alteração de programas e ativação ou desativação de recursos, incluindo a configuração de aplicativos. 6. Compactação e extração de conteúdo a partir de arquivos zip. 7. Aplicativos pertencentes ao Windows (Bloco de Notas, Paint, WordPad e Mapa de Caracteres). 8. Aplicativos para escritórios por meio de software livre e de software proprietário. 9. Processador de textos (criação, edição e formatação de textos e recursos voltados à automação de documentos). 10. Planilha eletrônica (tipos de dados e referências, criação de planilhas e gráficos, inserindo fórmulas aritméticas e fórmulas baseadas em funções de planilha, configuração de página e impressão, formatação de células e formatação condicional, validação de dados e aplicação de filtros e obtenção de dados de fontes externas. 11. Gerador de apresentação (criação de slides, formatação e inserção de imagens e objetos e efeitos de transição e animações, apresentação de slides e exportação para o formato PDF). 12. Navegadores de Internet, serviços de busca na Web e uso do correio eletrônico. 13. Serviços de correio eletrônico.

Legislação e Ética
1. Ética e função pública. 2. Ética no Setor Público. 3. Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4. Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo). 5. Acesso à informação: Lei nº 12.527/2011. 6. Decreto nº 7.724/2012. 7. Decreto nº 9.830/2019. 8. Princípios Fundamentais da Constituição Federal de 1988: Direitos e Garantias Fundamentais; Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Direitos Sociais; da Organização do Estado: união, estados, municípios, Distrito Federal e territórios; da Administração Pública: dos servidores públicos; da Organização dos Poderes. 9. Princípios de Direito Administrativos. 10. Atos Administrativos: elementos e atributos. 11. Classificações e espécies dos atos administrativos. 12. Anulação, revogação e convalidação dos atos administrativos. 13. Competência. 14. Processos Administrativos. 15. Improbidade Administrativa. 16. Agentes públicos: agentes políticos e servidores públicos. 17. Lei nº 14.230/2021. 18. Lei nº 12.846/2013 e suas alterações. 19. Regime Jurídico dos Servidores do Ministério Público. 20. Lei Complementar nº 75/1993 e alterações posteriores. 21. Lei nº 8.625/1993 e alterações posteriores. 22. Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público (Resolução nº 92/2013 e alterações posteriores – Livro I – Da Composição, Competência e Organização e Livro II – Do Processo). 23. Noções de Direito Constitucional. 24. Noções de Direito Administrativo.

Conhecimento Específico do Cargo
1. Tipologia de sistemas de saúde e lógica de acesso aos serviços de saúde: sistemas e serviços de saúde, sistema público de acesso universal, sistema público de seguro social e sistema privado. 2. Histórico do Sistema Único de Saúde (SUS). 3. O SUS: conceitos gerais: principais definições legais, o processo de implantação, princípios e financiamento. 4. Atenção à saúde. 5. A estruturação do sistema segundo seus níveis de densidade tecnológica e a organização dos serviços na lógica das redes de atenção à saúde. 6. A integralidade como desafio permanente. 7. Papel da Promoção da Saúde como estratégia indutora de políticas intersetoriais para melhoria da qualidade de vida. 8. Humanização da Atenção. 9. Políticas Nacionais de Saúde do SUS: Política Nacional de Promoção da Saúde, Política Nacional de Atenção Básica e Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa. 10. A Estratégia Saúde da Família. 11. A Regulação no setor público de saúde. 12. Indicadores de saúde: morbimortalidade e demográficos. 13. Estudos epidemiológicos: delineamentos e análise de dados. 14. Testes diagnósticos: sensibilidade, especificidade, valores preditivos, acurácia e testes múltiplos. 15. História natural da doença e prevenção. 16. Planejamento em saúde pública. 17. Gestão em saúde pública. 18. Lei nº 1.912/2007 (Dispõe sobre a Gestão Democrática do Sistema Público de Saúde do Estado do Acre). 19. O ambiente de formação e atuação do assistente social: níveis, áreas e limites. 20. Elaboração, execução e avaliação de programas e políticas sociais. 21. Instrumentos de pesquisa em processos de investigação social: planejamento, elaboração de projetos, métodos, instrumentos e técnicas de pesquisa social qualitativa e quantitativa. 22. Proposta de intervenção social: planejamento estratégico, planos, programas e projetos, métodos, instrumentos e técnicas de intervenção. 23. Diagnóstico social: estudo e interpretação de fenômenos e processos sociais. Providências e orientações. 24. Informações documentais técnico-científicas: vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres. 25. Atuação no ambiente institucional: análise das relações sociais no âmbito das instituições. Planejamento, organização, administração, estratégias de atuação, coordenação, elaboração, execução, supervisão e avaliação de estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de serviço social. Reflexões e atitudes que possibilitam uma prática profissional mais dinâmica e interativa. 26. Programas de prevenção e tratamento relacionados aos riscos psicossociais no trabalho. 27. Atuação em programas de responsabilidade social: combate às práticas de preconceito, racismo, desigualdade e discriminação. 28. Índice de funcionalidade brasileiro aplicado – IFBrA: Lei nº 13.146/2015. 29. A pesquisa no exercício profissional e na produção do conhecimento em Serviço Social. 30. Legislação do serviço social no Brasil: Lei nº 3.807/1960 (Lei Orgânica da Previdência Social), Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), Lei nº 8.212/1991 (Lei Orgânica da Seguridade Social), Lei nº 8.213/1991, Lei nº 8.662/1993 (Lei regulamentadora da profissão de Assistente Social), Lei nº 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social). 31. Ética profissional: Código de Ética Profissional do Assistente Social (Resolução CFESS nº 273/1993).

Prova Discursiva

A Prova Discursiva representa a 2ª (segunda) etapa do concurso para os cargos de nível superior e será realizada juntamente com a Prova Objetiva. A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, tem o objetivo de avaliar o conteúdo técnico do cargo, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa e valerá 100,0 (cem) pontos, sendo eliminado(a) do concurso o(a) candidato(a) que não obtiver, no mínimo, 60,0 (sessenta) pontos

 Concurso da Prefeitura de x – x: materiais indicados

Para esse concurso, indicamos o Curso Avançado do Serviço Social para Concursos. O Curso Avançado é o curso com estudos direcionados para Assistentes Sociais que querem prestar concursos e possui uma abordagem de aprendizagem acelerada. 

Além disso contempla:

– Videoaulas e e-books
– Simulados e questões na plataforma
– Mentorias e aulas ao vivo

Para conhecer ainda curso que mais aprova Assistentes Sociais no Brasil, acesse: Serviço Social para Concursos

Resumo do concurso  Concurso do Ministério Público do Estado do Acre – MPAC:

Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Instituto Verbena
Número de vagas 02
Remuneração R$ 6.058,46
Inscrições 30/11/2023
Taxa de inscrição R$150,00
Data da prova objetiva 17/12/2023

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Wallyson Bertoldo

  • Graduado em matemática 
  • Mestrando em matemática 
  • Professor concursado efetivo do estado da Paraíba
  • Aprovado em 3 concurso para o IFPB como professor substituto  
  • 12 anos trabalhando com concurseiros ensinando raciocínio lógico e matemático

Janayna Madruga

  • Enfermeira com 12 anos de experiência
  • Pós-graduada em Saúde da Família e Unidade de Terapia Intensiva. 
  • Professora de preparatórios para concurso com 11 anos de atuação na área
  • Ex-coordenadora de Saúde da Fundação da Criança e Adolescente-FUNDAC-PB Coordenadora acadêmica da Faculdade UNINEVES, 
  • Enfermeira de educação continuada do Hospital Nossa Senhora das Neves
  • Enfermeira do Hospital de Pediatria Helena Moura

Giuliana Rocha

  • Assistente Social da Ebserh, atuando junto a crianças, adolescentes e na oncologia pediátrica no HUAC/UFCG/Ebserh.
  • Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Aprovações em diversos concursos e seleções, incluindo a Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB/Ebserh), concursos de prefeituras municipais como Capim/PB, São Miguel de Itaipu/PB e Macaíba/RN, além da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) – Quadro Saúde – Assistente Social, entre outras.
  • Atualmente, preceptora e tutora na Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Ebserh).

Bruno Lira

  • Advogado (desde 2016);

    • Pós-graduado em Direito Administrativo (UCAM-RJ/2018);
    • Pós-graduado em Licitações Públicas à Luz da Lei 14.133/21 (Unypublica/2022);
    • Professor das disciplinas de Direito Administrativo e Legislação Específica para concursos públicos e OAB (desde 2017);
    • Professor de Direito em cursos de graduação e pós-graduação (desde 2019);
    • Professor em cursos de formação, capacitação e atualização profissional (desde 2016);
    • Professor do Serviço Social para Concursos desde 2019;
    • Servidor público estadual (desde 2013), com lotação na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da PB;
    • Ex-Empregado Público Federal nos Correios (entre 2014 e 2016).

Shellen Galdino

  • Assistente Social com 10 anos de experiência
  • Mestra em Serviço Social pela UFPB.
  • Doutora em Serviço Social pela PUC/SP com expertise em fundamentos e prática no serviço social.
  • Anteriormente atuou como concursada na Saúde e no iBGE.
  • Especialista em Perícia Social e Avaliação Técnica e em Transformação Digital e Liderança. 
  • 8 anos de experiência com concursos públicos e materiais didáticos
  • Coordena a criação de conteúdos e produtos pedagógicos do Serviço Social para Concursos.