Prefeitura de Itabuna - BA

Inscrição até

08/08/2023

Data da prova

03/09/2023

Local da prova

Bahia

Banca

Objetiva Concursos

Cargo

Assistente Social

Vagas

18 + CR

Salário

R$ 3.451,01

Curso indicado

Curso Avançado de Serviço Social para Concursos

Descrição do edital

Saiu o edital para o Concurso da Prefeitura de Itabuna – BA. O certame é organizado pela banca OBJETIVA CONCURSOS e dispõe de 18 vagas + CR para o cargo de Assistente Social.

O concurso da prefeitura está com inscrições abertas até 08/08/2023. Os interessados em atuar como Assistente Social devem acessar o endereço eletrônico da Banca.

A remuneração inicial do cargo é de R$ 3.451,01 (três mil quatrocentos e cinquenta e um reais e um centavo) para carga horária de 40 horas.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 03/09/2023.

O valor da inscrição é R$110,00 (cento e dez reais) e pode ser realizada através do site da banca.

Sobre a Prova

  De acordo com o edital, o concurso será realizado em uma única etapa e abrangerá a seguinte fase:

Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

Prova Objetiva

Para o cargo de Assistente Social, a Prova Objetiva será composta por 50 (cinquenta) questões do tipo múltipla escolha, com até 05 alternativas, das quais somente uma será a
correta, de acordo com o comando da questão.

As disciplinas cobradas para o cargo de Assistente Social serão as seguintes:

Conhecimentos básicos Conhecimentos específicos
  • Língua Portuguesa – 12 questões
  • Conhecimentos Gerais – 10 questões
  • Legislação – 10 questões
  • Conhecimento Específico do cargo – 18 questões

Conteúdo Cobrado

Língua Portuguesa
Análise e Interpretação de Textos: Compreensão global das informações. Reconhecimento da estrutura do texto e dos parágrafos. Identificação das ideias principais e secundárias, pressuposições e inferências. Significados de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões do texto. Nexos e outros recursos coesivos e recursos de argumentação. Gêneros textuais diversos. Linguagem e adequação social. Variedades linguísticas e seus determinantes sociais, regionais, históricos e individuais. Registros formal e informal da linguagem. 2. Textualidade: Coesão, coerência, argumentação e intertextualidade. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. 3. Fonologia: Letras (consoantes, vogais e semivogais). Fonemas. Encontros vocálicos. Dígrafos. Encontros consonantais. Sílaba: classificação, divisão, acento tônico, acentuação gráfica e suas regras, monossílabos, regras especiais, acento diferencial/grave. Ortografia. Notações léxicas. Emprego dos porquês. Emprego do hífen. Sinais de pontuação. 4. Morfologia: Classes de palavras variáveis (adjetivo, artigo, numeral, pronome, substantivo e verbo), reconhecimento, classificação, uso e flexão. Classes de palavras invariáveis (advérbio, conjunção, interjeição e preposição), reconhecimento, classificação e uso. 5. Semântica: Sinônimos. Antônimos. Homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem. 6. Sintaxe: Análise sintática (interna e externa). Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pontuação. Emprego da crase.

Conhecimentos Gerais
1. Tópicos relevantes e/ou atuais, suas inter-relações e vinculações históricas, nas áreas de: Segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e ecologia. 2. Serviço Público: Relações Humanas no Trabalho – Princípios básicos. Comunicação e relacionamento interpessoal. Comportamento individual e em grupo. Normas de conduta socialmente adequadas no ambiente de trabalho. Trabalho em equipe. Trato social: regras de convivência. Ética e serviço público. Atendimento ao público. Segurança do trabalho, higiene e organização. 3. Informática Básica: Conceitos básicos da tecnologia da informação. Componentes de hardware e software de computadores e suas características. Operação e configuração: sistema operacional Windows 10 ou posterior; editor de texto Word 2016 ou posterior; planilha eletrônica Excel 2016 ou posterior. Navegação web e segurança na/para Internet. Correio eletrônico. 4. Raciocínio Lógico e Quantitativo: Operações com conjuntos, divisão proporcional, razão e proporção, regras de três, porcentagem. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Princípio Fundamental da Contagem. Noções de probabilidade e médias. Pensamento indutivo e dedutivo. Equivalência lógica e negação de proposições. Lógica da argumentação. Implicação lógica. Associação lógica. Pensamento crítico e a lógica analítica.

Legislação
Normas Legais:
– BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. (Art. 1º a 69; Art. 76 a 92; Art. 101 e 102; Art. 127 a 129).
– ITABUNA. Lei Orgânica do Município.
– ITABUNA. Lei Municipal nº 2.442/2019. Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município.

Conhecimento Específico do Cargo
1. Saúde Pública e Coletiva: Políticas públicas da saúde no Brasil. Sistema Único de saúde (SUS). Atenção primária à saúde no Brasil. Processo saúde-doença. Promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. Risco, vulnerabilidade e fatores de risco em saúde. Vigilância em saúde. Educação para a saúde. Doenças transmissíveis. Imunizações, imunologia e vacinas. Humanização das práticas no cuidado e no trabalho de saúde. Epidemiologia. 2. Serviço Social e Políticas Públicas: 1. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). 2. Sistema Único da Assistência Social (SUAS). 3. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS). 4. Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 5. Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 6. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). 7. Proteção e Atenção Integral à Família. 8. Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. 9. Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. 10. População em Situação de Rua. 11. Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 12. Abordagem Social. 13. Medidas Socioeducativas. 14. Calamidades Públicas e Emergências. 15. Vigilância Socioassistencial. 16. Inclusão social. 17. Enfrentamento da pobreza. 18. Violência intrafamiliar, abandono, trabalho infantil e ato infracional. 19. Participação Social. 20. Controle Social. 21. Proteção Social Básica. 22. Proteção Social Especial. 23. Benefícios Assistenciais. 24. Objetivos da Assistência Social. 25. Entidades de Assistência Social. 26. Acolhimento. 27. Violência. 28. Família. 29. Dialética. 30. Mediação. 31. Serviço Social. 32. Assistência Social. 33. Direitos. 34. Participação. 35. Saúde. 36. Sistemas Público e Privado. 37. Seguridade Social. 38. Políticas Públicas. 39. Gestão Social. 40. Estudo Social. 41. Laudos Periciais. 42. Questão Social. 43. Estado 44. Sociedade Civil. 45. Espaço Institucional e Profissional. 46. Dialética e Trabalho Social. 47. Ética. 48. Projeto ético-político do Serviço Social. 49. Globalização. 50. Saúde mental. 51. Interdisciplinaridade. 52. Trabalho. 53. Grupos. 54. Redes. 55. Cidadania. 56. Vida Social. 57. Planejamento, gestão e execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais. 58. Contexto atual e o neoliberalismo. 59. Direitos sociais, legislação e mecanismos de acesso. 60. Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente. 61. Dimensões políticas e práticas do profissional. 62. Instrumentalidade/documentação (pareceres e relatórios, outros). 63. Gênero, diversidade, raça e políticas afirmativas. 64. A dimensão técnico-operativa do serviço social. 65. Visita domiciliar, visita institucional, reunião, mobilização social, trabalho em rede, ação socioeducativa com indivíduos, grupos e família, abordagens individual e coletiva. 66. Estudo social, perícia social, relatório social, laudo social, parecer social. 67. Atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar. 68. O trabalho em redes: esfera pública, conselhos de direito. Intersetorialidade e interdisciplinaridade. 69. Gestão Social. 70. Planejamento Social. 71. Processos de trabalho no Serviço Social e seus fundamentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético políticos. 72.Processos de trabalho e instrumentalidade no Serviço Social. 73. Abordagens grupais e individuais. 74. Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção. 3. Código de Ética Profissional. 4. Normas Legais:
– BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Da Ordem Social – Art. 193 a 232.
– BRASIL. Portaria de Consolidação nº 2/2017 – Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde.
– BRASIL. Decreto nº 7.508/2011 – Regulamenta a Lei nº 8.080/1990.
– BRASIL. Lei nº 8.080/1990 – Lei Orgânica da Saúde.
– BRASIL. Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
– BRASIL. Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência.
– BRASIL. Lei nº 10.741/2003 – Estatuto da Pessoa Idosa.
– BRASIL. Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha.
– BRASIL. Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial.
– BRASIL. Lei nº 8.742/1993 – Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.
– BRASIL. Decreto nº 11.016/2022 – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
– BRASIL. Decreto nº 6.214/2007 – Benefício de Prestação Continuada.
– BRASIL. Decreto nº 6.307/2007 – Benefícios Eventuais.
– BRASIL. Decreto nº 9.761/2019 – Política Nacional sobre Drogas.
– BRASIL. Lei nº 12.594/2012 – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente
que pratique ato infracional.
– BRASIL. Resolução CNAS nº 145/ 2004 – Política Nacional de Assistência Social.
– BRASIL. Resolução CNAS nº 33/2012 – Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).
– BRASIL. Resolução CNAS nº 109/2009 – Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
– BRASIL. Resolução nº 269/2006 – Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS).

Concurso Prefeitura de Itabuna – BA: materiais indicados

Para esse concurso, indicamos o Curso Avançado do Serviço Social para Concursos. O Curso Avançado é o curso com estudos direcionados para concursos e de uma abordagem de aprendizagem acelerada. 

Além disso contempla:

– Videoaulas e e-books
– Simulados e questões na plataforma
– Mentorias e aulas ao vivo

Para conhecer ainda curso que mais aprova Assistentes Sociais no Brasil, acesse: Serviço Social para Concursos

Resumo do concurso da Prefeitura de Itabuna – BA

Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Objetiva Concursos
Número de vagas 18 vagas + CR
Remuneração R$ 3.451,01
Inscrições até 08/08/2023
Taxa de inscrição R$110,00
Data da prova objetiva 03/09/2023

 

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Wallyson Bertoldo

  • Graduado em matemática 
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  • 12 anos trabalhando com concurseiros ensinando raciocínio lógico e matemático

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  • Professora de preparatórios para concurso com 11 anos de atuação na área
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  • Enfermeira de educação continuada do Hospital Nossa Senhora das Neves
  • Enfermeira do Hospital de Pediatria Helena Moura

Giuliana Rocha

  • Assistente Social da Ebserh, atuando junto a crianças, adolescentes e na oncologia pediátrica no HUAC/UFCG/Ebserh.
  • Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Aprovações em diversos concursos e seleções, incluindo a Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB/Ebserh), concursos de prefeituras municipais como Capim/PB, São Miguel de Itaipu/PB e Macaíba/RN, além da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) – Quadro Saúde – Assistente Social, entre outras.
  • Atualmente, preceptora e tutora na Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Ebserh).

Bruno Lira

  • Advogado (desde 2016);

    • Pós-graduado em Direito Administrativo (UCAM-RJ/2018);
    • Pós-graduado em Licitações Públicas à Luz da Lei 14.133/21 (Unypublica/2022);
    • Professor das disciplinas de Direito Administrativo e Legislação Específica para concursos públicos e OAB (desde 2017);
    • Professor de Direito em cursos de graduação e pós-graduação (desde 2019);
    • Professor em cursos de formação, capacitação e atualização profissional (desde 2016);
    • Professor do Serviço Social para Concursos desde 2019;
    • Servidor público estadual (desde 2013), com lotação na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da PB;
    • Ex-Empregado Público Federal nos Correios (entre 2014 e 2016).

Shellen Galdino

  • Assistente Social com 10 anos de experiência
  • Mestra em Serviço Social pela UFPB.
  • Doutora em Serviço Social pela PUC/SP com expertise em fundamentos e prática no serviço social.
  • Anteriormente atuou como concursada na Saúde e no iBGE.
  • Especialista em Perícia Social e Avaliação Técnica e em Transformação Digital e Liderança. 
  • 8 anos de experiência com concursos públicos e materiais didáticos
  • Coordena a criação de conteúdos e produtos pedagógicos do Serviço Social para Concursos.