Inscrição até
Data da prova
Local da prova
Banca
Cargo
Vagas
Salário
Curso indicado
Descrição do edital
Saiu o edital para o Tribunal de Justiça de Roraima-TJRR para Analista Judiciário com especialidade em Serviço Social, o certame está ofertando 2 vagas imediatas mais preenchimento de cadastro reserva.
Para participar do concurso, o candidato deve comprovar formação em nível superior e registro profissional.
Os interessados em atuar como Analista Judiciário com especialidade em Serviço Social devem acessar o endereço eletrônico da Banca FGV.
O(A) candidato(a) aprovado(a) que for nomeado(a) estará sujeito à jornada de trabalho de 40 horas semanais com remuneração inicial de R$10.565,99 para os cargos da carreira de nível superior.
As inscrições começam às 16h do dia 24 de junho de 2024 até às 16h do dia 02 de agosto de 2024, de acordo com o horário oficial de Boa Vista/RR.
A taxa de inscrição é de R$150,00.
Está previsto no edital atribuições como:
1. Desenvolver trabalhos de aconselhamento, orientação, encaminhamento de indivíduos e grupos, no sentido de contribuir para o atendimento e garantia de seus direitos, sob imediata subordinação à autoridade judiciária, assegurada a livre manifestação do ponto de vista técnico; 2. Realizar estudo social e acompanhamento de crianças e adolescentes vitimados, abandonados, em conflito com a lei, institucionalizados ou não, que estejam sob a custódia da justiça da infância, bem como de seus familiares, visando subsidiar o juiz na tomada de decisão, mediante a elaboração de pareceres técnicos ou laudos periciais; 3. Participar das audiências, assessorando a autoridade judiciária e prestando esclarecimentos quanto aos aspectos técnicos do Serviço Social; 4. Intermediar conflito entre as partes envolvidas nos processos judiciais e administrativos; 5. Planejar, coordenar, executar e avaliar pesquisas e projetos que possam contribuir para análise da realidade social que envolva crianças e adolescentes sob a custódia da justiça da infância; 6. Fiscalizar a execução administrativa das medidas sócio-educativas, através de inspeção in loco e consultoria; 7. Desenvolver trabalhos de aconselhamento, orientação e encaminhamento de servidores, assessorando as atividades da Corregedoria Geral de Justiça e da Secretaria de Qualidade de Vida; 8. Promover o desenvolvimento de ações socioeducativas junto ao público-alvo; 9. Promover ações preventivas em saúde mental, bem-estar e qualidade de vida; 10. Realizar articulação em rede e encaminhamento do público-alvo para recursos da comunidade ou de outras instituições; 11. Elaborar relatórios, pareceres, textos técnicos e laudos periciais sobre a matéria de Serviço Social; 12. Atuar em equipe multidisciplinar no estudo, acompanhamento e intervenção que visem à saúde e ao bem-estar de magistrados e servidores; 13. Acompanhar e avaliar a execução de penas, assessorando os magistrados e promovendo ações que favoreçam a ressocialização dos sentenciados; 14. Analisar processos e elaborar pareceres, relatórios, despachos, contratos, normas, editais, manuais e outros documentos; 15. Dar o andamento correto aos processos nos sistemas administrativos/judiciais, registrando todas as informações necessárias e observando os fluxos oficiais; 16. Atuar de modo a promover a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados à sociedade, conforme conhecimentos de sua área de formação profissional; 17. Conhecer as ações e projetos previstos nos instrumentos de planejamento (PEI, Plano de Gestão e Plano de Aquisições e Contratações) e atuar para o seu cumprimento; e 18. Realizar outras atribuições inerentes às competências da unidade, delegadas pelo titular.
Sobre a Prova
Conforme o edital, o concurso será realizado em 2 etapas sucessivas: provas objetivas e discursivas, ambas eliminatórias e classificatórias.
Prova Objetiva
A Prova Objetiva será composta por 80 questões do tipo múltipla escolha. Serão cobradas questões de Português, Legislação, Normas Aplicadas ao Poder Judiciário e Conhecimentos Específicos para cargos de Nível Superior.
As disciplinas cobradas para o cargo de Assistente Social serão as seguintes:
Conhecimentos básicos | Conhecimentos específicos |
Língua Portuguesa 16 questões Legislação 6 questões Normas aplicadas ao Poder Judiciário 8 questões | 40 questões |
Conteúdo Cobrado
Língua Portuguesa
Interpretação e Compreensão de texto. Organização estrutural dos textos. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários. Tipologia da frase portuguesa. Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases. Norma culta. Pontuação e sinais gráficos. Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa. Tipos de discurso. Registros de linguagem. Funções da linguagem. Elementos dos atos de comunicação. Estrutura e formação de palavras. Formas de abreviação. Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores. Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. Polissemia e ambiguidade. Os dicionários: tipos; a organização de verbetes. Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos. Ortografia e acentuação gráfica. A crase.
Conhecimentos Específicos
O processo de trabalho do Serviço Social no campo sociojurídico: funções, atribuições, estratégias, instrumentalidade, possibilidades e limites; As abordagens individuais e grupais: fundamentos e instrumentos (estudo social, relatório social, parecer social e laudo social). A perícia social: objetivos, metodologia, laudo e parecer. Trabalho e Serviço Social: na contemporaneidade, no redimensionamento da profissão, nas mudanças no mercado profissional e nos rumos ético-políticos. O Serviço Social e a intervenção junto à família em suas diversas dimensões: conceitos, historicidade e configurações contemporâneas; Perspectivas jurídicas da família; Violência Intrafamiliar. Sistema de Proteção social e o papel das políticas públicas no âmbito da intervenção e operacionalização do serviço social. Casamento e separação. Guarda, guarda compartilhada e alienação parental. Mediação e Serviço Social. Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. Teorias de gênero e movimento feminista. Relações raciais e intergeracionais. Sistema de proteção social e o papel das políticas públicas no âmbito de intervenção e operacionalização do Serviço Social; Aspectos conceituais, organização e operacionalização das políticas sociais públicas (Seguridade Social), Sistema Único de Saúde (SUS), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Política Nacional de Saúde; As políticas sociais e legislação voltadas para segmentos específicos – infância e juventude, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, afro-brasileiros, população de rua; A questão social no Brasil; Particularidades da formação histórica brasileira e questão social; Serviço Social e as respostas políticos-institucionais à questão social. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), Lei do Sinase (Lei nº 12.594/2012), Sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência Lei nº 13.431/2017. Lei nº 11.343/2006 e alterações. Estatuto da Igualdade Racial. Estatuto da Juventude. Lei de Execuções Penais. Lei nº 10.216/2001.
Noções de Legislação
LEGISLAÇÃO ESTADUAL: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Roraima (Lei Complementar Estadual nº 53/2001, com as alterações supervenientes). Disposições preliminares. Direitos e vantagens. Regime disciplinar. LEGISLAÇÃO INTERNA: Novo Código de Organização Judiciária do Estado de Roraima (COJERR) – Lei Complementar Estadual nº 221/2014, com as alterações supervenientes. Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima – Resolução TJRR/TP nº 27/2023 Disposições Gerais – Art. 1º ao 4º. Do Primeiro Grau de Jurisdição – Art. 35 a 55. Código de Ética e de Conduta dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (Resolução TJRR/TP nº 73/2022, com as alterações supervenientes). Política de Gestão de Desempenho por Competências: Resolução TJRR/TP nº 28/2023 – Disposições Gerais e do Ciclo da Gestão de Desempenho por Competências.
Normas Aplicadas ao Poder Judiciário de Roraima
Norma ISO 9001: Introdução, Princípios de gestão da qualidade, abordagem de processo, Ciclo Plan-Do Check-Act, Mentalidade de risco, Relacionamento com outras normas de sistemas de gestão. Gestão de Processos. Conceito. Mapeamento de processos. Análise e melhoria de processos. Resolução TJRR nº 13/2021: Arts. 1º e 2º. Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 (Resolução nº 325, de 29 de junho de 2020). Política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário (Resolução CNJ 400/2021 – Capítulos I e II).
Prova Discursiva
Será aplicada no mesmo dia da prova objetiva, composta por uma questão discursiva para o cargo de Analista Judiciário.
Como eu posso me preparar para esta prova?
Para esse concurso, indicamos o Curso Avançado do Serviço Social para Concursos. O Curso Avançado tem estudos direcionados para Assistentes Sociais que querem prestar concursos e possui uma abordagem de aprendizagem acelerada. O que você vai encontrar no curso:
– Videoaulas e e-books
– Simulados e questões na plataforma
– 1 Vade Mecum do/a Assistente Social 2024
E mais! Você terá um bônus de 20 aulas de língua portuguesa.
Conheça mais sobre o curso com maior número de aprovações para Assistentes Sociais no Brasil, acesse: Serviço Social para Concursos
Resumo do Concurso
Situação atual | |
Banca organizadora | FGV |
Número de vagas | 2+CR |
Remuneração | R$10.565,99 |
Inscrições | 24/07/2024 até 02/08/2024 |
Taxa de inscrição | R$ 150,00 |
Data da prova objetiva | 17/11/2024 |