Inscrição até
Data da prova
Local da prova
Banca
Cargo
Vagas
Salário
Curso indicado
Descrição do edital
Provas em setembro de 2024!
Saiu edital para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) com vaga para Analista Judiciário com especialidade para Assistente Social. O certame está ofertando vaga para o cadastro reserva.
Para participar do concurso, o candidato deve comprovar formação em nível superior e registro profissional.
Os interessados em atuar como Assistente Social devem acessar o endereço eletrônico da Banca FGV. O(A) candidato(a) aprovado(a) que for nomeado(a) estará sujeito à jornada de trabalho de 30 horas semanais, com salário e demais vantagens, num total de R$13.994,78 .
As inscrições serão realizadas durante o período de 19/06 até 22/07 de 2024 no site da Banca FGV. A taxa de inscrição é de R$120,00.
Está previsto no edital atribuições como:
Realizar atividades relacionadas a garantir o adequado processamento automático de informações; desempenhar o planejamento, o desenvolvimento, a documentação, a implantação e a manutenção dos sistemas informatizados de processamento de informações; desempenhar a definição de estratégias e de novas metodologias a serem utilizadas para processamento, automática de informações, bem como a emissão de pareceres técnicos, o atendimento aos usuários dos sistemas e outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 29 de setembro de 2024, nos turnos da manhã e da tarde, sendo:
- Das 8h até às 13h para Analista Judiciário
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas por edital de convocação.
Sobre a Prova
Conforme o edital, o concurso será realizado em etapas sucessivas:
Primeira Etapa: Prova objetiva e discursiva
Segunda Etapa: Procedimento de Heteroidentificação para os candidatos que concorrerem à reserva de vagas para negros ou indígenas; Perícia Médica para aqueles que concorrerem à reserva de vagas para candidatos com deficiência.
Prova Objetiva
Para o cargo de Assistente Social, a primeira etapa compreende a prova objetiva e a prova discursiva. A Prova Objetiva será composta por 80 questões do tipo múltipla escolha, sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.
As disciplinas cobradas para o cargo de Assistente Social serão as seguintes:
Conhecimentos básicos | Conhecimentos específicos |
Língua Portuguesa 15 questões Noções de Direito Constitucional 07 questões Noções de Sustentabilidade 05 questões Noções de Direito Administrativo 08 questões Raciocínio Lógico e Matemática 05 questões | 40 questões |
Conteúdo Cobrado
Língua Portuguesa
Interpretação e Compreensão de texto. Organização estrutural dos textos. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários. Tipologia da frase portuguesa. Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases. Norma padrão. Pontuação e sinais gráficos. Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa. Tipos de discurso. Registros de linguagem. Funções da linguagem. Elementos dos atos de comunicação. Estrutura e formação de palavras. Formas de abreviação. Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores. Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. Polissemia e ambiguidade. Os dicionários: tipos; a organização de verbetes. Vocabulário:neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos. Ortografia e acentuação gráfica. A crase.
Conhecimentos Específicos
O processo de trabalho do Serviço Social no campo sociojurídico: funções, atribuições, estratégias, instrumentalidade, possibilidades e limites;As abordagens individuais e grupais: fundamentos e instrumentos (estudo social, relatório social, parecer social e laudo social). A perícia social: objetivos, metodologia, laudo e parecer. Trabalho e Serviço social: na contemporaneidade, no redimensionamento da profissão, nas mudanças no mercado profissional e nos rumos ético-políticos.O Serviço Social e a intervenção junto à familia em suas diversas dimensões: conceitos, historicidade e configurações contemporâneas; Perspectivas jurídicas da família; Violência Intrafamiliar.Sistema de Proteção social e o papel das políticas públicas no âmbito de intervenção e operacionalização do serviço social.Casamento e separação. Guarda, guarda compartilhada e alienação parental. Mediação e Serviço Social. Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. Teorias de gênero e movimento feminista. Relações raciais e intergeracionais. Sistema de proteção social e o papel das políticas públicas no âmbito de intervenção e operacionalização do Serviço Social;Aspectos conceituais, organização e operacionalização das políticas sociais públicas (Seguridade Social), Sistema Único de Saúde (SUS), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS),Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Política Nacional de Saúde;As políticas sociais e legislação voltadas para segmentos específicos – infância e juventude, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, afro-brasileiros, população de rua; A questão social no Brasil;Particularidades da formação histórica brasileira e questão social;Serviço Social e as respostas políticos-institucionais à questão social. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto da Pessoa Idosa (Lei n° 10.741/2003). Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006). Lei do Sinase (Lei nº 12.594/2012). Sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Lei nº 13.431/2017. Lei nº 11.343/2006 e alterações. Estatuto da Igualdade Racial. Estatuto da Juventude. Lei de Execuções Penais. Lei n° 10.216/2001.
Noções de Direito Administrativo
Princípios básicos da Administração Pública. Princípios da Supremacia do Interesse Público e da Indisponibilidade. Ato administrativo: conceito, elementos, atributos, classificação, espécies, revogação, anulação e convalidação. Poderes e deveres dos administradores públicos: uso e abuso do poder; poderes vinculados, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar; poder de polícia; deveres dos administradores públicos. Administração direta e indireta: conceito, característica. Agentes públicos: conceito, classificação. Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais (Lei nº 8.112/1990). Direitos e vantagens. Direito de Petição. Deveres. Proibições. Acumulação. Responsabilidades. Penalidades. Processo administrativo disciplinar e sua revisão. Seguridade Social do Servidor: Benefícios. Regime de Previdência Complementar (Lei n° 12.618/2012). Improbidade Administrativa (Lei n° 8.429/1992). Processo Administrativo (Lei n° 9.784/1999). Licitações e contratos administrativos: Lei n° 14.133/2021. Código de Conduta dos servidores da Justiça Federal (Resolução nº 147/2011 do Conselho da Justiça Federal).
Noções de Direito Constitucional
Constituição: princípios fundamentais. Aplicabilidade das normas constitucionais: normas de eficácia plena, contida e limitada. Normas programáticas. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, direitos políticos. Administração Pública: disposições gerais, servidores públicos. Poder Judiciário: disposições gerais do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais, Conselho Nacional de Justiça, Conselho da Justiça Federal. Ordem social: Seguridade Social. Disposições gerais. Da Previdência Social. Da Saúde.
Noções de Direito Penal
Dos crimes contra a Administração Pública: Crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, Crimes praticados por particular contra a administração em geral, Crimes contra a administração da justiça. Legislação Especial: Crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor (Lei n. 7.716/1989 e Lei n. 14.532/2023). Lei n.13.869/2019: Crimes de abuso de autoridade.
Noções de Sustentabilidade
Do Meio Ambiente (Constituição Federal, artigo 225). Conceito de Desenvolvimento Sustentável (Relatório Brundtland). Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (antigo Ministério do Meio Ambiente). Competências das unidades socioambientais no Poder Judiciário e Plano de Logística Sustentável (Resolução CNJ nº 400/2021). Política Nacional sobre Mudanças do Clima (Lei n° 12.187/2009). Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/2010 e Decreto n°10.936/2022).
Raciocínio Lógico e Matemática
Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. Conjuntos e suas operações, diagramas. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem e juros.
Proporcionalidade direta e inversa. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais. Problemas de contagem e noções de probabilidade. Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área. Noções de estatística: média, moda, mediana e desvio padrão. Plano cartesiano: sistema de coordenadas, distância. Problemas de lógica e raciocínio.
Prova Discursiva
Será uma redação, aplicada a todos os cargos, A redação valerá 20 (vinte) pontos.
A Prova Discursiva deverá ser manuscrita de forma legível, sendo obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente.
Número de linhas:
- mínimo de 15 linhas
- máximo de 20 linhas
Para todos os cargos será considerado aprovado na Prova Discursiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 10 pontos numa escala de 0 a 20 pontos.
Como eu posso me preparar para esta prova?
Para esse concurso, indicamos o Curso Avançado do Serviço Social para Concursos. O Curso Avançado tem estudos direcionados para Assistentes Sociais que querem prestar concursos e possui uma abordagem de aprendizagem acelerada. O que você vai encontrar no curso:
– Videoaulas e e-books
– Simulados e questões na plataforma
– 1 Vade Mecum do/a Assistente Social 2024
E mais! Você terá um bônus de 20 aulas de língua portuguesa.
Conheça mais sobre o curso com maior número de aprovações para Assistentes Sociais no Brasil, acesse: Serviço Social para Concursos
Resumo do Concurso:
Situação atual | Edital publicado |
Banca organizadora | FGV |
Número de vagas | CR |
Remuneração | R$13.994,78 |
Inscrições | 19/06 até 22/07 |
Taxa de inscrição | R$ 120,00 |
Data da prova objetiva | 29/09 |